SÃO VICENTE...

olhe à sua volta e sinta a natureza...

O atual concelho de São Vicente engloba no seu perímetro as freguesias de S. Vicente, Ponta Delgada e Boaventura. Esta é uma situação resultante das mudanças operadas no século XIX na estrutura municipal da ilha. Em 1744, com a criação da nova vila de S. Vicente os lugares do Porto Moniz, Seixal, Ponta Delgada, Arco e S. Jorge estiveram sob a sua alçada. A reestruturação levada a cabo em 1835 conduziu ao aparecimento de dois novos municípios no norte da ilha (Santana e Porto Moniz), por isso, S. Vicente ficou reduzido à atual área. Mas isto durou pouco.

Com os decretos de 18 de Novembro de 1867 e 18 Novembro de 1845 o concelho regressou à extensão inicial. Depois, a partir de 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, ele manteve a atual área. Por isso, nesta evocação dos 250 anos de criação do concelho, toda a atenção estará virada para este núcleo atual de freguesias que compõem o concelho.

Esta não é, para desencanto de alguns, a tão ambicionada monografia. Perante o leitor está apenas uma evocação dos 250 anos de vida do concelho de S. Vicente. Em 1944, aquando do segundo centenário, o facto não passou em claro, não obstante o período negro da guerra mundial.

A 25 de Agosto houve grande animação na Vila, com sessão solene, que contou com a presença do Governador Civil, e um cortejo alegórico. A tudo isto juntou-se a sucinta monografia de Alberto Artur Sarmento, com o título: Vila e Freguesia de S. Vicente. Ilha da Madeira. Tal como se pode inferir o objetivo deste erudito era apenas evocar a freguesia sede do concelho.

O mais significativo desta brochura é, sem dúvida, a documentação reunida no final do volume sobre a controvérsia que gerou a criação da vila.

Imprimir Email

a
b
c
d
e
f
g
h
j
k
l
m
n
p
q
t

CONTACTE-NOS

Possui alguma questão? Sinta-se à vontade para falar connosco.

Como pode contactar-nos

Telefone-nos ou envie-nos um e-mail. O nosso staff dar-lhe-á uma resposta com a maior brevidade possível. Temos a certeza que a nossa resposta lhe dará a informação que precisa. O paraíso aguarda-o!

Contactos

  • Estalagem do Vale
  • Rua Drº Gregório Dinis,37
  • Sítio das Feiteiras de Baixo
  • 9240-206 - São Vicente – Madeira

Detalhes

  • TELEFONE +351 291 840 160
  • EMAIL info@estalagemdovale.com
  • FACEBOOK /estalagemdovale
  • GPS 32°47'28.32" N / 17° 2'20.94" W

GDS: AMADEUS - OD - FNCEST / SABRE - HB - 228084 / GALILEO - OD - A7131 / WORD SPLAN - OD - A7131

.
.